INTRODUÇÃO:
Convivemos em nosso dia-a-dia com um apelo à pratica de SUSTENTABILIDADE que precisa ser aplicável em todos os aspectos de nossa vida, em tudo aquilo que vamos fazer, incluindo a nossa convivência em sociedade.
Quando levamos essa questão da SUSTENTABILIDADE à ocupação e utilização dos recursos naturais de nosso Planeta, essa preocupação toma dimensões globais, porque toda interferência aqui na nossa comunidade e no País, incluindo a forma com que utilizamos esses recursos, terá impacto no planeta como um todo, seja na preservação da água potável, já escassa, na alteração no regime das chuvas, na conservação dos aquíferos e consequentemente nas mudanças climáticas, que comprovadamente já afetam significativamente a agricultura, a temperatura e os níveis dos oceanos com o derretimento das geleiras nos polos, o que acarretará sérios problemas até o final deste século. No entanto, hoje já conseguimos identificar claramente essas consequências.
“EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, UMA ATITUDE SUSTENTÁVEL SIGNIFCA TOMARMOS DECISÕES HOJE DE FORMA CONSCIENTE E RESPONSÁVEL PENSANDO NAS FUTURAS GERAÇÕES QUE HABITARÃO O PLANETA TERRA.”
“Resíduos são ricas fontes de receita não aproveitadas adequadamente!”
QUAIS AS DEMANDAS MAIS IMPORTANTES PARA A HUMANIDADE:
- ALIMENTAÇÃO
- SAÚDE
- EDUCAÇÃO
- MORADIA
- TRANSPORTE (MOBILIDADE)
Em todos estes contextos a ENERGIA é o Motor Propulsor do Desenvolvimento.
ALGUNS ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS PARA ATENDER A ESTAS DEMANDAS EM RELAÇÃO AO BRASIL.
- Crescimento do PIB para os próximos cinco anos (média 2,8%/ano)
- Aumento do consumo interno e, portanto, com aumento da demanda por energia
- Substituição da frota de veículos a combustão por carros elétricos e energia verde renovável
- Desenvolvimento de novas tecnologias, automação industrial, robótica, logística, comunicações, fabricação de máquinas e equipamentos, siderurgia, mineração, etc.
- Maior concentração de pessoas nas cidades e necessidade de adequação da infraestrutura e consequente aumento da demanda por energia renovável.
COMO PENSAR EM GERAÇÃO DE ENERGIA COM SUSTENTABILIDADE
ENERGIA GERADA EM 2016 POR FONTE – 539,3 TWh
POTENCIAL DE BIOMASSA NO BRASIL PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS E GERAÇÃO DE ENERGIA.
O Brasil é o país no mundo que tem a maior quantidade disponível de BIOMASSA. A grande maioria dos Resíduos Líquidos e Sólidos dos Processos Industriais, Agrícolas, Avícola, Frigoríficos, Esgoto Urbano, Propriedades Rurais, com um destaque especial para Bagaço de Cana de Açúcar e a Vinhaça, que são resíduos da Produção de Etanol que ainda não são utilizados em todo seu potencial.
PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL
- Produção Anual de Etanol: 30 Bilhões de Litros de Etanol.
- Produção de Vinhaça por litro de Etanol: 10 a 18 litros.
- Produção Anual de Vinhaça:
360 Bilhões de Litros ou
360 Milhões de metros cúbicos de Vinhaça.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA VINHAÇA:
- A vinhaça sai do processo com temperatura em torno de 70ºC e com um pH entre 4,0 e 4,5 e se for descartada sem o devido tratamento pode causar sérios impactos ambientais com a contaminação do solo e do lençol freático.
- DQO (Demanda Química de Oxigênio) e DBO (Demanda Biológica de Oxigênio) são importantes no processo de produção de Biogás.
- Rica em Matéria Orgânica e Potássio, com significativos teores de Cálcio, Fósforo, Nitrogênio, Magnésio, Enxofre e outros minerais em pequena quantidade.
- Produção: de 10 a 18 litros por cada litro de Etanol produzido.
BAGAÇO E PALHA DA CANA-DE-AÇÚCAR
- O Bagaço da Cana de Açúcar, bem como a Palha, compõem uma Biomassa com excelente valor calorífico e são usados como combustível de caldeiras utilizadas para a Geração de Vapor e Energia.
- A vantagem do bagaço-de-cana é a possibilidade de estocagem, podendo ser utilizado durante a entressafra.
- Hoje as Termoelétricas acionadas pela queima do Bagaço de Cana tem um potencial instalado de Geração de Energia de 11.097 MWh, ou seja 27% do total de plantas Termoelétricas instaladas no Brasil.
- A utilização do Bagaço e da Palha de Cana contribuiu com a Geração de 36 TWh de energia em 2016.
QUAL É A SOLUÇÃO?
A produção do Etanol é um exemplo do que acontece em diferentes Processos Industriais com a geração de resíduos como a Vinhaça, além de outros como as cinzas de caldeiras. Esses resíduos que aparentemente servem apenas para fertilização e irrigação, e, na maioria das vezes, se constituem um problema, na verdade eles podem ser transformados em receita e lucro, hoje desperdiçados pelo não tratamento adequado desses resíduos antes de seu uso na fertilização da lavoura de cana.
A SOLUÇÃO QUE APRESENTAMOS para tornar a produção do Etanol Ecologicamente Correta e Sustentável é fazer o Tratamento adequado desses resíduos que em um primeiro momento representam problemas, mas que através da Tecnologia Adequada pode ser transformado em Lucros e Benefícios através da Produção de Biogás para Geração de Energia ou substituição do diesel trazendo Emprego e Renda para o setor. Esta é uma das aplicações do Conceito de Sustentabilidade.
COMO ISTO É POSSÍVEL?
Através da Tecnologia da Biodigestão Anaeróbica este processo é totalmente possível já consolidado e não se trata de projetos piloto ou testes de novas tecnologias.
Através da nossa parceira de Tecnologia (LARS ENVIRO) já temos isto funcionando em mais de 350 biodigestores, tratando resíduos de 26 tipos de indústrias, sendo mais de 100 plantas gerando energia em escala comercial com biogás obtido pelo tratamento de Vinhaça oriunda da produção de Açúcar e Etanol da Cana de Açúcar.
O melhor de tudo é que esta tecnologia pode ser aplicada não somente na produção de Açúcar e Etanol, mas também no tratamento de resíduos gerados por outras indústrias de vários segmentos, tais como:
- INDÚSTRIAS DE PAPEL E CELULOSE
- CERVEJARIAS
- INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS
- FRIGORÍFICOS
- LATICÍNIOS
- INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
- FECULARIAS
- LIXO ORGÂNICO
- ESGOTO URBANO
- PECUÁRIA, AVÍCOLAS E SUINOCULTURAS.
“Em qualquer processo onde tenha um resíduo orgânico pode ser produzido o Biogás”
O QUE É A BIODIGESTÃO ANAERÓBICA?
- É um processo biológico que reproduz exatamente o que acontece em nosso aparelho digestivo quando ingerimos os alimentos.
- O material orgânico passa por um processo de resfriamento e homogeneização e posteriormente é introduzido em um Biodigestor sem a presença de oxigênio, com controle de fluxo e temperatura estável. Através de um processo de agitação contínua para manter a homogeneidade da massa tratada, cria as condições adequadas para bactérias realizarem a biodigestão desta matéria orgânica e nesse processo biodigestivo produz o biogás, que é captado pelo sistema de um biodigestor extremamente moderno com proteção contra riscos de explosão, controle de vácuo e pressão, e, armazenado em um gasômetro até sua utilização final.
- No final do processo, o pH do efluente estará estabilizado entre 7,0 e 9,0, podendo ser utilizado diretamente na irrigação de lavouras ou na produção de fertilizante pela biocompostagem utilizando outros resíduos sólidos. Importante considerar que os nutrientes originais são preservados, podendo ser utilizado sem gerar qualquer passivo ambiental. O lodo gerado no processo também pode ser utilizado para fertilização e a água também pode ser tratada para reutilização na produção ou outros fins.
O BIOGÁS GERADO NO PROCESSO TEM 60% DE METANO E PODE SER UTILZADO PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA, ABASTECIMENTO VEICULAR EM SUBSTITUIÇÃO AO DIESEL OU EM RESIDÊNCIAS.
TECNOLOGIA DO BIOGÁS
ASPECTOS DA TECNOLOGIA LARS ENVIRO
- Tecnologia Anaeróbica para produção de Biometano;
- Reator fechado sem problema de Odores, Automatizado, com Proteção Anticorrosão, Controle de Fluxo e Temperatura;
- Equipado com Agitadores Centrais altamente eficientes e Conjunto de Agitadores Laterais para manter a mistura homogênea;
- Longo Tempo de Retenção até a completa biodegradação da Matéria Orgânica com maior produção de Biometano;
- Biogás com alto teor de Metano e grande potencial para Geração de Energia com estabilidade;
- Plantas Compactas, Automatizadas, e Modulares permitindo ampliação devido ao aumento da produção de Vinhaça e Torta de Filtro e com baixo custo de Operação e Manutenção.
BREVE RESUMO DA TECNOLOGIA LARS ENVIRO
- Liderança Mundial em Plantas de Biogás de Vinhaça;
- Experiência no Tratamento de 26 diferentes tipos de efluentes para Produção Biogás;
- Mais de 350 Biodigestores em Operação, sendo que mais de 100 Plantas produzindo Biogás da Vinhaça EM ESCALA COMERCIAL para Destilarias utilizando a Cana-de-Açúcar;
- 40% dos novos pedidos da LARS são de Clientes Satisfeitos;
- 25 Anos de experiência com Tecnologia plenamente consolidada e presença em 26 países;
- Garantias de Performance e Eficiência comprovadas com Certificação de Clientes;
- Produção diária de 3,5 Milhões de M³ de Biogás;
- 1 GWH / ano de Geração de Energia Elétrica;
- Construtora da maior Planta de Biogás de Vinhaça em operação no mundo produzindo 118.000 M³ de Biogás por dia;
- Tem todas as Cerificações Internacionais e os equipamentos são fabricados e instalados sob a supervisão e aprovação da LARS com engenheiros residentes no local da obra;
- No Brasil, através da BAZICO TECNOLOGIA E CONSULTORIA, conta com 85% de nacionalização na construção de Plantas de Biogás.
EFICIÊNCIA DA BIODIGESTÃO ANAERÓBICA NO TRATAMENTO DA VINHAÇA
Os projetos são customizados para atender as necessidades dos clientes e definir a rota mais adequada para utilização do biogás: combustível ou eletricidade. A eficiência e o rendimento da produção de biogás depende de uma série de fatores relacionados aos componentes do substrato – Vinhaça – identificados após análise química para definição do projeto.
Usinas de Açúcar e Etanol em Operação no Brasil – 380
Previsão de Novas Plantas até 2030 – 34
CONCLUSÃO
- Conforme citado incialmente, temos demandas crescentes num mundo em frequentes mudanças e a necessidade de preservação do planeta com a utilização correta dos nossos recursos naturais de forma responsável e sustentável, e o mais importante, as tecnologias já existem, estão sendo amplamente utilizadas há mais de 25 anos com eficiência comprovada em mais de 350 Biodigestores, com destaque para mais de 100 Destilarias em Operação com a Tecnologia LARS para Geração de Biogás.
- Neste sentido, o que falta é um planejamento adequado e uma quebra de resistências em relação à inovação e introdução de novas tecnologias. Precisamos estar atentos às mudanças.
- Além disso, há necessidade de políticas de governo que incentivem o investimento com benefícios na redução de impostos e custos com concessão de incentivos às empresas que apresentem o comprometimento com a responsabilidade social e sustentabilidade em seus processos.
- Os números e exemplos citados referem-se apenas ao processo que pode ser aplicado no setor sucroenergético, no entanto, temos no Brasil um potencial significativo para a de produção de Biogás e geração de energia renovável e sustentável através do tratamento de Resíduos de Alimentos e Vegetais, Resíduos Orgânicos Industriais, ao mesmo tempo em que se pode gerar emprego e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nos lixões e hoje dependem da reciclagem, com a criação das cooperativas de reciclagem.
- Outro problema crítico que pode ser solucionado com nossas biotecnologias, amplamente consolidadas é o tratamento do esgoto urbano com a produção do Biogás, Fertilizante e Tratamento da Água do esgoto para reuso.
- Um aspecto muito importante é também a segurança energética no momento em que diversifica a Matriz Energética e reduz a dependência das Hidroelétricas penalizadas com a escassez hídrica que sofre os impactos das mudanças climáticas.
ALGUMAS REFERÊNCIAS DE PLANTAS DE BIOGÁS EM FUNCIONAMENTO:
SOBRE A BAZICO TECNOLOGIA E CONSULTORIA LTDA
BAZICO TECNOLOGIA, empresa especializada em Tecnologias para construção de Plantas “Turn-Key” para Cogeração de Energia de Biomassa e Biogás, Fabricação de Açúcar e Etanol, Biodigestores para produção de Biogás, Tratamento de Águas – Bruta, Residuais e Efluentes, Caldeiras de Alta Pressão para aplicações diversas incluindo a Queima de Vinhaça, Lixo Municipal e Resíduos Sólidos Industriais e Comerciais.
Com fortes parcerias internacionais e nacionais está focada em implantar no Brasil tecnologias inovadoras na área da BIO-ENERGIA, pela cogeração, usando diversos tipos de Biomassa, Biogás, Vinhaça e Resíduos Sólidos, e, com Novas Tecnologias na produção de Açúcar e Etanol para modernizar o parque industrial brasileiro com o conceito “EFLUENTE ZERO“.
A BAZICO TECNOLOGIA tem consolidado sua principal característica como uma empresa moderna que tem alcançado muitas conquistas através dos acordos de parcerias realizadas com grandes corporações no Brasil e ao redor do mundo, encurtando caminhos, ao mesmo tempo em que pode oferecer Soluções Completas e produtos com alto padrão de qualidade e redução de custos.
Para alcançar êxito nesse propósito a BAZICO TECNOLOGIA está sempre envolvida em todas as fases do processo, desde a concepção inicial de um projeto, sua analise de viabilidade, implantação, estruturação, produção e comercialização final dos produtos, dentro de uma logística extremamente adequada e pertinente.
Uma das mais importantes conquistas da BAZICO TECNOLOGIA foi a realização de parcerias com empresas brasileiras para nacionalizar até 85% das tecnologias importadas, gerando assim emprego e renda para os trabalhadores brasileiros, com alto índice de lucratividade para os empresários.
LINKS PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Tecnologia Biodigestor LARS ENVIRO
Vídeo Corporativo ISGEC HEAVY ENGINEERING
Vídeo Estação de Incineração de Lixo Doméstico com Caldeira ISGEC
MUITO OBRIGADO!!!