São Milhões de Reais desperdiçados por ano…
NÃO…. na realidade são Bilhões de Reais desperdiçados todos os anos pelo simples fato das usinas de etanol não extraírem o biogás da Vinhaça antes de descartá-la como fertilizante e com isso poluindo ainda mais os solos das lavouras e os lençóis freáticos onde é lançada…
ISTO PODE E DEVE SER REVERTIDO!
Nós da BAZICO TECNOLOGIA temos muita experiência na área de Tratamento de Efluentes e hoje temos mais de 350 biodigestores gerando diariamente cerca de 3,5 milhões de metros cúbicos de biogás em escala comercial…
O correto manuseio e tratamento da Vinhaça transforma problema em Lucro Certo! A LARS ENVIRO é pioneira e líder mundial nesse mercado com mais de 100 destilarias produzindo Biogás com esse substrato, há mais de 25 anos.
Veja o texto abaixo e entenda do que estamos falando:
POTENCIAL DE BIOMASSA NO BRASIL
O Brasil é o País no Mundo que tem a maior quantidade disponível de BIOMASSA considerando que a grande maioria dos resíduos líquidos e sólidos dos processos Industriais, Agrícolas, Avícola, Frigoríficos, Esgoto Urbano e outros, com destaque especial para a Vinhaça na Produção de Etanol e Resíduos de Alimentos e Vegetais.
PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL
• Produção Anual: 30 Bilhões de Litros de Etanol
• Produção de Vinhaça por litro de Etanol: 10 a 18
• Produção Anual de Vinhaça:
360 Bilhões de Litros ou
360 Milhões de metros cúbicos
PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL
• Principais Características da Vinhaça: A vinhaça sai do processo com temperatura em torno de 70º e com um PH entre 4.0 e 4.5. DQO (Demanda Química de Oxigênio) e DBO (Demanda Biológica de Oxigênio) são os maiores problemas da Vinhaça. Rica em Matéria Orgânica e Potássio, significativos teores de Cálcio, Fósforo, Nitrogênio, Magnésio, Enxofre e outros minerais em pequena quantidade.
• Considerando o potencial orgânico da Vinhaça, as Usinas passaram a utilizar a Vinhaça como Fertilizante, no entanto, sem o tratamento adequado, os danos ambientais são irreparáveis.
• Devido ao alto custo no processo de descarte da VINHAÇA, e consequente falta de controle, hoje a vinhaça tem trazido sérios problemas ambientais, gerando alto passivo para as usinas.
UMA DAS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: BIODIGESTÃO ANAERÓBICA TRATAMENTO DA VINHAÇA EM BIODIGESTORES ANAERÓBICOS
• A Vinhaça é tratada em Biodigestores Anaeróbicos Verticais (CSTR) e utilizada para a geração de Biogás.
PARÂMETROS DA BIODIGESTÃO
Os parâmetros abaixo representam os rendimentos de destilarias utilizando, em geral, o melaço para a produção de etanol. Os rendimentos específicos para cada Planta de Biogás serão definidos, em cada caso, após as análises dos substratos a serem tratados quanto aos teores de DBO/DQO, sólidos voláteis e outros componentes.
• A Tecnologia da LARS tem uma eficiência de Redução de DQO (Demanda Química de Oxigênio) e de DBO (Demanda Biológica de Oxigênio) de 80 a 85%, e, o Biogás gerado contém cerca de 60% de metano (CH4).
• VINHAÇA:
1 m³ de vinhaça = 14 a 16 m³ de Biogás
1 m³ de biogás = 2,0 kwh de energia
1 m³ de vinhaça = 28 a 32 kwh
1 nm³ de biometano = 0,920 lt de diesel
ESTUDO DE CASO
Para cada caso são levantados todos os parâmetros que permitirão determinar a eficiência da Planta de Biogás, que pode variar de acordo com as características da Vinhaça.
VIDA ÚTIL DA PLANTA – 25 A 30 ANOS
Se você conhece alguém que trabalha em Usinas de Etanol, mostra isto e vamos ajudar a transformar a produção de etanol no Brasil mais lucrativa e realmente Sustentável e Ecologicamente correta. FALE CONOSCO!